sábado, 14 de novembro de 2009

Atividade mineraria .... céu ou inferno para Caeté

Caeté já se sente tomada por uma grande onda de positivismo em função dos projetos de atividade mineraria da Vale no município. O grande problema nessa onda de positivismo é que as pessoas se esquecem de colocar na balança todas as mudanças que irão ocorrer na cidade com a atividade mineraria.
Num lado da balança a possibilidade do vil metal circulando na cidade ser bem maior, o número de desempregados diminuir porém do outro lado teremos que conviver com problemas sérios já vividos por outras cidades abraçadas pela atividade mineraria.
Degradação ambiental com prejuízo á saúde pública, aumento da violência,da prostituição e do tráfico de drogas em função do grande número de individuos do sexo masculino sozinhos e morando em alojamentos, além da poluição ambiental e sonora com a grande circulação de caminhões (que passarão pela antiga linha férrea carregados).
Acrescente-se a isso o fato da cidade e a atual administração pública nada ter feito para preparar-se para essa mudança. Um sistema de saúde ineficiente, alvo de constantes reclamações, estaria obrigado a, já a partir do próximo ano, atender mais 5000 habitantes.
Um transporte urbano precário, vias rodoviárias detonadas, transformarão nossa cidade num caos.
Não sou contra a atividade mineraria, mas acho que as coisas tem que ser feitas com inteligência e interesse público coisa que sinceramente não vejo na atual administração municipal.
A população de Caeté terá que sofrer com todas essas mudanças sem a garantia de ser recompensado monetáriamente. Os comerciantes tradicionais serão fácilmente engolidos pelos grandes empreendimentos comerciais que já começam a rondar nossa cidade e os trabalhadores locais, despreparados e mal formados, entrarão em desvantagem com seus concorrentes vindos da capital e até de outros estados.
Toda fruta deliciosa tem uma polpa suculenta mas tem também uma casca e um caroço amargos

Nenhum comentário: