Você deve ter observado que nos últimos dias à noite, tem ocorrido infestações por mosquitinhos pretos, em várias regiões da cidade. Na verdade, apesar de ser popularmente conhecido como “Mosquito Preto”, esses insetos não são mosquitos, trata-se de Siarídeos, de distribuição cosmopolita. Os Siarídeos não tem nenhuma importância médica e veterinária, pois não picam e não transmitem organismos causador de doenças aos homens e nem aos animais domésticos e silvestres.
Nome científico: Sciaridae
Classificação: Família
Ordem: Diptera
Classificação superior: Bibionomorpha
Família: Sciaridae Billberg, 1820;
Normalmente as infestações desse inseto é uma “estratégia de sobrevivência”. A vida desses mosquitos é dividida em duas fases: a forma de larva e a de mosquito.
Num período específico do ciclo de vida dessa espécie, as larvas, simultaneamente, se transformam em mosquitos e saem para se reproduzir, surgindo então uma grande quantidade de mosquitos que voam em busca de acasalar, distribuir os ovos e no final desse percurso morrem.
Os centros de controle de zoonoses recomendam, para evitar o incômodo, que se apaguem as luzes de dentro da casa, deixando apenas acessas as luzes da parte externa para atrair os insetos apenas na parte de fora da residência. O uso de inseticidas não são recomendados nestes casos, já que os mesmos não trazem riscos de transmissão de doenças.
Eles não se alimentam, não picam e não transmitem nenhuma doença para humanos ou animais, portanto SÃO INOFENSIVOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário