sexta-feira, 10 de novembro de 2017

QUEDAS DE ENERGIA ELÉTRICA EM CAETÉ > RELATÓRIO DE VISITA DA ALMG

RELATÓRIO DE VISITA
Comissão de Minas e Energia
Locais visitados: Prefeitura Municipal de Caeté e Bairro Pedra Branca, em Caeté
Apresentação
A Comissão de Minas e Energia visitou, no dia 25/9/2017, a Prefeitura Municipal de Caeté e o Bairro Pedra Branca, no mesmo município, para debater com as autoridades e os moradores dessa localidade a ocorrência frequente de oscilações na rede elétrica e quedas de energia. A visita foi desdobramento do Requerimento nº 9.441/2017, de autoria do deputado João Vítor Xavier.
Além do parlamentar, também estiveram presentes, entre outros, o prefeito de Caeté, Lucas Coelho Ferreira; a vice-prefeita, Maria Emília Moreira de Castro; o secretário de governo, Webber Leite Marchi; o assessor-chefe de Controle Interno, Thomaz Henrique Moreira de Castro; os vereadores Serginho da Penha, Paulo Cecílio Bicalho, conhecido como Rodelão, e Jadson do Bonsucesso Rodrigues, apelidado de Pardal; o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caeté – Saae –, René Henrique Cardoso Renault; e os representantes da Cemig Ivan Pontes, Dirceu Venâncio Santos Júnior, Carlos Renato de Almeida.
Relato
A visita da comissão ao gabinete do prefeito de Caeté foi realizada com o objetivo de averiguar as denúncias de oscilações e quedas no fornecimento de energia elétrica pela Cemig, que vêm causando transtornos à população e ao comércio em geral.
O prefeito ressaltou que algumas empresas, como a Aritana – que se destaca por fornecer muitos postos de emprego à população de Caeté –, têm ameaçado se retirar da cidade devido às interrupções frequentes no fornecimento de energia, que causam prejuízos ao seu processo produtivo. Além disso, as oscilações e quedas de energia acabam afastando a instalação de outros empreendimentos na cidade pela inconfiabilidade no sistema elétrico.
Durante a reunião, também foi registrado que as quedas de energia desencadearam dificuldades no fornecimento local de água. Conforme explicou René Henrique Cardoso Renault, superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caeté – Saae –, a captação de 80% da água consumida pelos habitantes de Caeté utiliza bombas movidas a eletricidade.o serem arguidos sobre essas questões, os representantes da Cemig apresentaram um breve relato de como é o funcionamento da rede de distribuição de energia, para, em seguida, esclarecerem as razões do problema relatado pela população de Caeté.
Além de causas comuns, como queda de árvores, animais nos cabos, pipas enroladas na fiação e ventanias fortes, a Cemig atribuiu a situação a obras de melhorias na rede, que demandam interrupções momentâneas no fornecimento. Algumas vezes, as descontinuações ocorrem por manobras próprias do sistema, que é integrado com os Municípios de Barão de Cocais e Sabará.
Cientes do problema, os técnicos anunciaram que a solução já está em andamento, por meio de um investimento de R$3.500.000,00, que será aplicado na substituição de vários equipamentos das redes de distribuição urbana e rural de Caeté por outros mais modernos e na instalação de fiação mais resistente. Segundos eles, as obras já começaram e se estenderão até o final de 2018.
Os representantes da Cemig informaram ainda que está prevista a instalação, até o final deste ano, de um novo religador telecontrolado com o intuito de permitir um maior controle sobre o fornecimento de energia para captação de água para o município. Eles ainda se comprometeram a comunicar com antecedência ao Saae qualquer manobra ou intervenção que seja feita na rede e resulte em interrupção de energia.
O deputado João Vítor Xavier se mostrou otimista com o plano de investimentos apresentado pela Cemig, uma vez que promete solucionar o problema de fornecimento de energia no município, por meio da modernização de equipamentos e da substituição de linhas antigas, para garantir energia elétrica de melhor qualidade.
Na reunião, o prefeito também falou sobre o projeto Cooperação Solar, recém-implementado no município, que consiste na instalação, no alto do Cine Teatro Caeté, de um painel solar de energia fotovoltaica, cuja energia gerada será integrada na rede da Cemig. Essa energia será distribuída a núcleos familiares rurais, para reduzir seu consumo mensal e elevar o crescimento da produção agrícola desses núcleos.
O parlamentar também visitou a comunidade do Bairro Pedra Branca, onde se reuniu com alguns moradores. Com o auxílio dos técnicos da Cemig, esclareceu as causas das interrupções no fornecimento local de energia e informou sobre o investimento na modernização da rede elétrica.
Conclusão
A visita cumpriu sua finalidade, que foi a discussão sobre os problemas de oscilação e queda de energia elétrica em Caeté, que tanto prejudicam a população e a economia local. Nesse contexto, foram apontadas soluções positivas para seu fornecimento regular e, em consequência, para a promoção do desenvolvimento econômico do município. Foi, portanto, profícua e cumpriu sua estrita competência regimental. Cabe a esta comissão continuar acompanhando o tema.
Sala das Comissões, 31 de outubro de 2017.
João Vítor Xavier, relator.


VEJA A NOTICIA NO SITE JUSBRASIL

Nenhum comentário: